NOVO MERCEDES-AMG GT R ROADSTER

A Mercedes-AMG combina o fascinante supermodelo com a tecnologia do desporto automóvel e com a experiência de uma condução ao ar livre, coroando o portfólio de modelos desportivos descapotáveis. O novo AMG GT R Roadster adapta-se quer a pistas sinuosas quer a avenidas ou estradas costeiras.

O motor V8 biturbo de 430 kW/585 cv, a suspensão ajustável com direção ativa no eixo traseiro, a aerodinâmica ativa e a construção inteligente de baixo peso formam as bases para um comportamento extremamente dinâmico. E tal como os outros modelos roadster, o AMG GT R descapotável inclui a capota de lona em tecido de três camadas, com uma estrutura leve construída em alumínio, magnésio e aço.

O motor AMG de 4.0 litros V8 biturbo no AMG GT R Roadster fornece uma potência de 430 kW (585 cv) e um binário máximo de 700 Nm. Este último está disponível numa ampla faixa de rotação do motor, desde as 2100 às 5500 rpm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é realizada em 3.6 segundos. O dinamismo fornecido é sentido continuamente até à velocidade máxima de 317 km/h.

Mercedes-AMG GT R Roadster

A secção dianteira inclinada para baixo e a grelha do radiador específica da AMG inclinada para a frente criam um visual distintivo semelhante ao do “nariz de tubarão” e criam a sensação do modelo estar literalmente assente na estrada. Ao mesmo tempo, esta forma permite otimizar a aerodinâmica, aumentando o fluxo de ar de arrefecimento e o desempenho do modelo.

Os faróis LED High Performance equipados de série reforçam a associação à família AMG GT com a sua assinatura de iluminação. Uma faixa de luz trifuncional e arqueada assume as funções de luz diurnas, luz de navegação e luz de mudança de direção. O sistema refletor multi-câmara com três refletores simples para as luzes de médios e de máximos assegura a iluminação ideal da estrada e confere um visual desportivo e dinâmico.

A aparência da secção dianteira em V também reforça o visual dinâmico, transmitindo a sensação de um impulso contínuo do AMG GT R Roadster para a frente mesmo antes de iniciar a condução. As entradas de ar de grandes dimensões no para-choques dianteiro asseguram o aumento do fornecimento do ar de arrefecimento ao motor. Para esta finalidade integram duas aletas horizontais aerodinamicamente otimizadas, que orientam o fluxo de ar para os radiadores praticamente sem perdas de carga.

As adicionais grelhas de ar nas extremidades do para-choques dianteiro reduzem a turbulência do fluxo de ar, melhorando desta forma o coeficiente aerodinâmico (Cd) do descapotável de dois lugares. Graças às suas aberturas estreitas e verticais, as grelhas de ar também orientam o ar para as cavas das rodas, otimizando as propriedades do fluxo de ar. Para assegurar um escoamento de ar ideal através dos duplos radiadores das cavas das rodas, o roadster integra adicionalmente exclusivos revestimentos das cavas das rodas com aletas especiais para a dissipação de calor.

Sistema ativo de regulação do ar AIRPANEL

Mercedes-AMG GT R Roadster

O sistema ativo de regulação do ar AIRPANEL, incluído de série, é uma solução tecnológica de destaque. Para assegurar a necessária quantidade de ar de arrefecimento, as lamelas verticais na secção inferior do para-choques dianteiro são abertas e fechadas eletronicamente através de um motor elétrico em cerca de um segundo. A obtenção da posição ideal requer um controlo extremamente preciso e rápido.

Durante a condução normal sem o aumento das necessidades de arrefecimento, as lamelas permanecem fechadas para reduzir o atrito aerodinâmico e orientam o ar para a parte inferior da carroçaria. As lâminas só abrem quando certos componentes atingem determinadas temperaturas e as necessidades de arrefecimento se tornam elevadas, para permitir a passagem do máximo caudal de ar de arrefecimento para os permutadores de calor.

Elegante

As asas dianteiras de carbono extremamente leve acrescentam um total de 46 milímetros à largura da secção dianteira deste roadster comparativamente ao AMG GT e ao AMG GT S Roadster, e criam espaço para uma maior largura do eixo e combinações de jante/pneu de grandes dimensões.

A vista lateral beneficia das jantes AMG Performance em preto mate, equipadas de série. As jantes disponíveis têm as dimensões de 10.0 J x 19 ET56 para o eixo dianteiro e de 12.0 J x 20 ET52 para o eixo traseiro. As jantes de baixo peso têm três vantagens: reduzem o peso total, a massa de inércia e o peso não suspenso.

A traseira também é caracterizada por várias diferenças evidentes. Os painéis laterais em alumínio tornam o AMG GT R Roadster 57 milímetros mais largo na traseira do que o AMG GT e o AMG GT S Roadster.

A asa traseira de grandes dimensões com a terceira luz de stop integrada está fixada à tampa da bagageira e aumenta a força vertical descendente no eixo traseiro. Os apoios do aerofólio são pintados na cor da carroçaria enquanto a asa é pintada em preto brilhante. Em função da aplicação ou das condições da pista, a inclinação da asa pode ser mecanicamente ajustada com precisão – por exemplo, para aumentar a força vertical descendente no eixo traseiro.

Mercedes-AMG GT R Roadster

O design interior reflete as linhas do elegante exterior. O tablier salienta a largura do modelo, criando a sensação de estarmos perante uma asa robusta. Na consola central, uma insígnia com a inscrição “1 of 750” indica o número limitado de unidades produzidas do roadster.

https://youtu.be/Gsfb2v1cX00

#TablierMagazine
Fonte:
Daimler / Mercedes-Benz

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